sexta-feira, 8 de abril de 2016

RECEITAS DA ÉPOCA


Norman Rockwell

Houve um tempo em que me protegi ignorando as notícias: minha filha era pequena e, trabalhando muito, meu tempo excedente era todo dela, não queria derrubar meu astral com avalanches de informações que sabíamos meio douradas, não vou dizer por quem. Nesta época aprimorei minha cara de paisagem, tipo Glória Pires  - espero que com mais convicção. Ignorei o mundo.

 

Hoje não dá mais para ignorar, não há um dia sequer sem uma notícia horrorosa, uma nova manobra, uma nova falcatrua… mais vítimas do sistema de saúde, da Previdência ou do desemprego… Tá difícil, tá tão difícil que estamos nos sentindo paralisadas, neste momento somos um retrato do Brasil… mas como brasileiras que somos, confiantes de que processo doloroso que vivemos certamente fará o país melhor, mais justo e mais honesto, vamos publicar as RECEITAS DA ÉPOCA, na esperança de que a piada deixe de fazer sentido algum dia.

PEPINO AGRIDOCE
  - SUMONOMO -

Resultado de imagem para relish de pepino agridoce
foto google
2 xíc. de pepino japonês fatiado
100ml de vinagre de arroz
25ml de sakê mirim
100g de açúcar refinado
1 col. café de sal
Gergelim claro ou escuro à gosto.


Coloque o pepino fatiado em uma vasilha e salgue o suficiente para desidratá-lo. Deixe em repouso por aproximadamente 5 minutos.
Ferva em fogo baixo, por cinco minutos o vinagre, sakê, açúcar e sal. Lembre-se de não usar panela de alumínio para isto. O caldo vai adquirir uma cor dourada clara.
Passe o pepino para um pano limpo e torça para retirar toda a água que se acumulou.
Devolva o pepino para a vasilha, despeje o caldo frio e salpique o gergelim. Prontinho!
foto google


FALSO SOUFFLÊ de ABOBRINHA

3 abobrinhas grandes
3 ovos inteiros
Resultado de imagem para abobrinha
foto google
1 xíc. chá de farinha de trigo
1/2 xíc. chá de óleo
1 cebola pequena bem picada
1 dente de alho
1/2 xic. chá de queijo parmesão ralado
sal a gosto
salsinha e cebolinha picadas a gosto
1 colher de sopa de fermento em pó

Separe 1 col. de sopa do queijo ralado. Em uma tigela rale as abobrinhas em ralo grosso. Acrescente os ovos, a farinha de trigo, o óleo e o sal. Misture bem. Incorpore o orégano, o queijo ralado e o fermento em pó. Salpique a col. sopa de queijo parmesão que foi reservada. Leve ao forno quente em forma untada e enfarinhada. Asse até ficar dourada.

Resultado de imagem para sufle de abobrinha
foto google
Caso você prefira fazer o soufflé “comme il faut”, suprima o fermento e incorpore as claras em neve no final, sempre mexendo delicadamentede cima para baixo, para não destruir as bolinhas de ar. Lembre-se que precisa ser servido imediatamente, porque murcha. Ah! E cresce bastante, use uma forma adequada para soufflé. 

Que tal acompanhar suas refeições com um delicioso suco de ABACAXI?
pizza romeu e julietaOu finalizar 
Com uma PIZZA de sobremesa?




Próxima semana que daremos as receitas…

 Ânimo moçada, como dizia minha avó:
"Não há mal que sempre dure nem bem que nunca acabe!"