terça-feira, 4 de outubro de 2016

COMPETIR É O MELHOR CAMINHO?

Estou encantada com o meu curso de Educomunicação (ECA – USP): um curso novo, que pensa novos caminhos para a educação no país. Vamos combinar que não dá pra continuar a educar alunos do século XXI do mesmo jeito que se educava no século XIX. As crianças e adolescentes não são os mesmos, basta lembrar que, ainda na década de 60, duas das frases que mais ouvíamos eram:
- “Enquanto um burro fala o outro abaixa a orelha”. Claro que o burro falante era sempre a mãe e o burro mudo e de cabeça baixa era sempre a criança.
- “Criança não tem querer”. Alguém consegue se imaginar falando isso hoje em dia?
Fiz toda essa volta para comentar uma colocação que ouvi em uma das aulas da semana passada: se no mundo profissional é importante que as pessoas saibam trabalhar de forma cooperativa, onde cada membro da equipe vai contribuir com sua melhor competência… por que a escola continua a estimular o individualismo e a competição? Por que a escola insiste em trabalhar os conhecimentos das crianças de forma isolada? As crianças mudaram, a educação na sociedade mudou mas na escola, esta transformação tem sido muito mais lenta e a longo prazo, criou-se uma diferença enorme.

Encontramos no site abaixo, um texto que ilustra muito bem o tema:
https://awebic.com/educacao/carta-aluno-autista/ 
Não deixe de ler a matéria completa.
  
“Querido Ben,Estou escrevendo para te parabenizar pela sua atitude e sucesso ao completar seu ano letivo.6333260-Cm6VzxtWAAAg_g0jpg-large-1472629005-650-2d8645fa49-1472650425Gil, Lynn, Angela, Steph e Anne trabalharam muito bem com você este ano e você fez progressos maravilhosos.Escrevi para você e seus pais para contar a vocês o resultado das provas.Uma parte muito importante: quero que você entenda que essas provas medem apenas um pequeno pedacinho seu e de suas habilidades. Elas são importantes e você as fez muito bem, mas o Ben Twist é feito de muitas outras habilidades e talentos que nós, aqui da escola Lansbury Bridge, vimos e medimos de outras maneiras.Outros talentos que você tem e que essas provas não medem, incluem:– Seu talento artístico;– Sua habilidade de trabalhar em grupo;– O desenvolvimento da sua independência;– Sua bondade;– Sua habilidade de expressar opiniões;– Suas habilidades esportivas;– Sua habilidade de fazer e manter amigos;– Sua habilidade de discutir e avaliar seu próprio progresso;– Seu planejamento e construção de talentos;– Sua habilidade musical.Nós estamos muito satisfeitos com todos esses diferentes talentos e habilidades que fazem de você essa pessoa especial e essas são todas as coisas que mensuramos que nos asseguram o fato de você estar sempre progredindo e continuando seu desenvolvimento como um adorável e brilhante homenzinho.Muito bem, Ben. Nós estamos muito orgulhosos de você.Felicidades!Senhora Clarkson.