sexta-feira, 4 de setembro de 2015

COZINHA: PERDIDA NOS POTES



Tanto em “minha vida à paisana” quanto em “minha vida de arquiteta” com frequência tropecei em um assunto levemente irritante – levemente porque é aquele nível de irritação que vira desafio para um ser obsessivo como eu: potes, containers e cia... Se a gente computar o valor por m² da casa, juntar nisto o custo da marcenaria e do freezer, vai concluir que destinamos milhares de reais para guardar potes de plásticos. Tem sentido guardar pote velho, sem tampa, meio manchado, meio rasgado? Cada qual de um tamanho? Potes quase iguais que te fazem perder horas até achar a tampa? Perder um espaço precioso no seu freezer porque cada pote tem um tamanho e uma forma diferente?

Racionalizar a cozinha é um grande desafio porque depende da maneira como é usada por cada proprietário: alguns não entram nunca e delegam tudo para uma funcionária, outros cozinham no final de semana, há os que gostam de assumir a cozinha à noite, os que gostam de frituras, os vegetarianos, os carnívoros... Há quem goste de tudo à vista e quem goste de tudinho fechado... Vamos então começar por um item simples e rápido de resolver, com pouca despesa: os potes.

Deixe sua emoção de lado – acreditem, há quem desenvolva uma relação de amor com os potes - e elimine de sua vida todos aqueles que não se encaixam, que não tem tampa, se parecem mas não são iguais. Escolha uma linha de armazenagem adequada às suas necessidades e às dimensões de seu freezer. Não jogue fora os que estão em bom estado: doe, não servem para você mas serão úteis para alguém. Eu optei por potes quadrados/retangulares da Ziploc, de 600, 900 e 2.000ml: são fáceis de achar, se encaixam muito bem, resistentes, não mancham, vão bem na máquina de lavar e ocupam um espaço mínimo no armário quando estão vazios. Veja a foto abaixo: são 23.200ml (23,2l) guardados em um espaço de 28x18cm, com as tampas!!!

No meu freezer os potes Ziploc também se encaixam muito bem e consigo um excelente aproveitamento do espaço. Conselho: não compre todos de uma vez, vá comprando à medida que você definir o que vai funcionar melhor. E não se esqueça de etiquetar... é certo que vai se confundir na hora de descongelar e estamos tornando nossa vida mais prática, certo?
Na próxima postagem falaremos um pouco sobre os Shakers e sua organização adimirável.
PS: não se esqueça que o sal fica mais apurado com o congelamento...