terça-feira, 1 de setembro de 2015

ROTINAS E PROCESSOS


No âmbito empresarial a aplicação de rotinas e processos é uma matéria desenvolvida à exaustão: gerenciar funcionários, etapas de trabalho, prazos a cumprir, demandas de clientes... a capacidade de organização do processo vai tornar esta empresa viável e competitiva e é comum que se contrate empresas de consultoria, que, entrando com um “olhar de fora” consegue identificar os gargalos que impedem o alcance dos objetivos desejados. A vida doméstica não é diferente, quando tratamos dos assuntos práticos e o “sucesso” desta mini empresa, depende também da organização e rotina que conseguimos estabelecer. Vivendo em uma cidade em que o desperdício de tempo é uma constante, vide trânsito, filas, falta de vaga, etc, etc, nossa saúde física e mental vira refém da nossa capacidade de organização.
A sugestão de hoje é a organização de sua semana ou mês em uma planilha. A estratégia de montar planilhas permite que você visualize a situação como um todo e mude as “peças” para lá e para cá, até que tudo esteja em harmonia – use um lápis, você vai apagar muito até ficar satisfeita. Estando pronta, lembre-se de afixá-la em um local visível para que todos os que precisam dela possam ter acesso fácil: uma informação que não é comunicada não tem a menor utilidade, tempo perdido.
As planilhas são instrumentos de comunicação precisa, portanto não adianta você juntar tudo o que acontece na sua vida em uma só: você tem uma funcionária que se encarrega da rotina da casa? Rodízio para levar as crianças na escola? Aulas extras e médicos? Pagamentos? Aniversários? Junte na mesma planilha apenas os assuntos que serão administrados pelo mesmo responsável. Todas prontas, caso sinta necessidade, faça a sua planilha completa, todos os itens separados por cores, fica mais fácil checar. Ensine as pessoas envolvidas a consultar a planilha: em um primeiro momento, é provável que você encontre resistência mas uma vez estabelecida a rotina, todos saem ganhando: você não vai precisar repetir 30 vezes a mesma coisa, não vai se irritar com tarefas não cumpridas por que ninguém sabia, porque alguém esqueceu e não vai esquecer também, claro. A idéia aqui não é transformar sua casa em um mundo corporativo, mas reduzir o nível de stress e aplicar a otimização do seu tempo... se você economizar 1 hora da sua semana já dá para fazer aquela caminhada que você precisa tanto, certo? Ou ler aquela revista de fofoca com calma, só porque te dá prazer...
Veja um exemplo de planilha para pregar na geladeira:
 
Você pode aproveitar para montar os cardápios, por exemplo, assim não corre o risco de precisar correr no supermercado na última hora ou ainda, como bem disse uma amiga minha alguns anos atrás: perder a concentração no escritório por que falta batata.
Na próxima postagem vamos falar um pouco sobre vida prática e como usar melhor nossos espaços de armazenagem.