Sabe aqueles dias que dá uma preguiça gigante de entrar na cozinha? Que dá vontade de chorar só de lembrar do jantar? Pois aqui vai uma receita excelente, que além do mais alimenta a alma, é quase um abraço, de tão gostosa…
Cozinhe quatro batatas grandes com casca, na água com sal, até ficarem macias mas firmes - não deixe muito moles para não desmontar. Parta ao meio, no sentido do comprimento, e escave o miolo, formando uma canoa. Junte ao miolo da batata: 1 ovo batido, 2 colheres de sopa de manteiga, 50g de queijo ralado, salsinha fresca picada muidinha, sal e pimenta do reino à gosto. Recheie as canoas e cubra com mais 50g de queijo ralado. Leve ao forno para dourar por 20min. Sirva com um filezinho grelhado de peixe, de frango ou de boi. Tão bom que não dá tempo nem de fotografar.
Esta é rápida, deliciosa e tem um visual lindo:
Misture 500g de peito de frango moído (alguns supermercados já tem a bandejinha pronta) com 1 ovo, 4 colheres de sopa de farinha de rosca, 2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado, 2 colheres de sopa de salsinha e cebolinha bem picadas, alho em pasta, sal e pimenta do reino à gosto.
Estique um filme plástico sobre a bancada e espalhe esta massa de frango, apertando até formar um retângulo com aspecto liso e uniforme. Sobre a massa de frango, espalhe o recheio feito com 100g de gorgonzola, 100g de cream cheese e 2 colheres de sopa de nozes picadinhas, misturados até que tenham uma textura uniforme. Jogue primeiro as nozes no processador e depois os queijos.
Enrole como um rocambole e envolva em um filme plástico, apertado. Leve à geladeira por aproximadamente 2 horas. Desembale, pincele com uma gema ou massa de tomate, regue com azeite e cubra com queijo parmesão ralado. Leve ao forno em uma assadeira forrada com rodelas de cebola e coberto por papel alumínio. Forno a 180º por 20 min, depois retire o papel alumínio para dourar.
Molho para acompanhar:
Derreta em uma frigideira: 100g de queijo gorgonzola, 1 colher de sopa de manteiga, 2 colheres de sopa de leite. Depois de derretidos os queijos, junte 1/2 caixinha de creme de leite e esquente o suficiente para misturar, sem deixar ferver. As quantidades são aproximadas e você pode ajustar de acordo com seu gosto pessoal: mais gorgonzola, mais grosso, mais líquido…
O bom deste molho é que é um curinga e tanto: experimente fazê-lo um pouco mais grosso (dobre a quantidade de gorgonzola) para usar como molho de macarrão. Mais delicado e frio, fica delicioso sobre uma salada verde…