DICIONÁRIO DAS CRIANÇAS

Eles estão crescendo e nós, assombradas, percebemos que já não estamos no controle completo da situação...expressões que não identificamos, nomes que não reconhecemos e que para eles fazem todo sentido...aqui vai nossa singela contribuição para reduzir a distância, lançar uma ponte entre as linguagens e as gerações...e importante: não faremos nenhuma crítica, não atribuiremos valor - são as crianças que estão nos ajudando e não trairemos sua confiança...obrigada moçada...

AUTHENTICGAMES: canal de um youtuber chamado Marco Túlio, comentando as seeds ("mundo" ou "bioma" em que o jogador monta sua cidade), mods (uma modificação que se faz no jogo. Cada mod faz uma modificação diferente: Mo'Creatures acrescenta animais, Shield Mod acrescenta um escudo para se defesa, e por aí vai), bugs (bug mesmo, como em qualquer programa de computação, só que a moçada se diverte tentando achar). Famosíssimo também, milhares de seguidores, tem Instagram, Facebok, etc...
https://www.youtube.com/user/marcmt16

BLOG: vem de WEBLOG, ferramenta que permite a pessoas que não conhecem programação ou o ferramental do mundo virtual, publicar textos na internet. A frequência de publicações depende de cada blogueiro (ou blogger), seu conteúdo também.

BOLADO/A: se seu filho/a disser "estou bolado/a com você" significa que está muito bravo.

BUG, BUGUEI, tá BUGADO: algo está errado, está travado, o programa tem uma falha, vem de "bug" como conhecemos nos programas de computador.

BUNITOS: inscritos da Malena Nunes.


CLAN: um grupo, como se fosse uma gang do jogo para matar os inimigos. Provavelmente vem de clã. Mesma coisa que Faction.

DON'T FEED THE TROLLS: signigfica exatamente a tradução. Nos foruns da internet serve para alertar os participantes a não darem bola para o provocador, tumultuando a discussão. Ver TROLL.

ENDERMAN E ENDER DRAGON: ver MineCraft.
enderman
enderdragon



EZ-Player: jogador que não joga muito bem, não é eficaz.

FACTION: ver "clan".

FENONINHOS: inscritos do Feromonas.

FEROMONAS: YouTuber português adorado, dono da frase lapidar "bacon é vida" que minha filha repete o dia inteiro...basicamente posta MineCraft e tem bem mais de 1 milhão de fenoninhos...não sabe o que é MineCraft?...não sabe o que é fenoninho? Não se desespere...estão no dicionário...

https://www.youtube.com/user/Fer0m0nas

FICAR NO VÁCUO: sabe quando a gente entra no elevador diz bom dia e ninguém responde? Nem ao menos te olha? Ou dá um sorrisinho? Então...você ficou no vácuo...

GG: abreviação de Good Game/s

GL: abreviação de Good Luck.

HARDCORE GAMES ou HG: MineCraft mais uma vez. Modo de jogo em que você deve matar todos os players, quem sobrar é o vencedor. Foi inspirado no filme "Jogos Vorazes". Segue um link para o Youtube, com o Venon Extreme (outro destes youtubers adorados).

https://www.youtube.com/watch?v=bNS8LZQsETc

HUMOR NILCE: assista um vídeo do casal Leon e Nilce, é auto-explicativo...

HUNGER GAMES ou HG: ver "hardcore games"

INSCRITO: aquele que se inscreve no YouTube para acompanhar algum canal...não confunda com seguidor...fiz isto e quase fui rebaixada ao posto de zero à esquerda...seguidor é no Facebook, Instagram, Pinterest, outro blog...

KÉFERA BUCHMAN: vlogueira que faz o maior sucesso, suuuuuuper amada, tem um mais de 4 milhões de inscritos no YouTube, facebook, Instagram, etc, etc...prometemos que não faríamos comentários, então não faremos...
https://www.youtube.com/user/5incominutos

https://www.youtube.com/user/keferavlog 

KIT: comando/ferramenta que te dá uma habilidade especial em um jogo, traz vantagens.

LAG,LAGUEI: lag é tempo de latência nos computadores, aquele tempo que se passa entre você dar o comando e o computador completar a ação. Isto tem a ver com a taxa de bits que uma rede de transferência suporta mas quando se está jogando está travadinha do computador pode ser fatal. Também se usa o termo "ping"

LEON E NILCE: um casal que publica vídeos comentando jogos no YouTube...são youtubers ou vlogueiros... Nilce Moretto é jornalista e Leon Martins formado em Relações Internacionais, mestre em Filosofia e especialista em Estudos Europeus, juro...oops, escapou...

Seguem os links:

https://www.youtube.com/results?search_query=coisadenerd

http://thebook.is/2014/01/10/a-mulher-do-cara-entrega-tudo/

LoL: tem 2 significados: a sigla de um jogo (League of Legends) ou indicar que achou estranho, engraçado. 

Achamos também esta explicação em um site que gostamos bastante:

LOL é uma gíria em inglês que representa a abreviação da expressão "laughing out loud", e em português significa algo como rindo muito alto, rolando de rir, etc.
Outras pessoas atribuem significados diferentes; uma variação possível é "lots of laughs". É uma expressão muito usada na internet,  e foi criada inicialmente nos jogos de múltiplos jogadores.
Além dos significados em inglês, para muitos usuários da internet o LOL também pode significar uma pessoa com os braços levantados, para comemorar ou celebrar algum fato acontecido, e é um emoticon bastante usado também.
Cada vez mais as expressões e gírias em inglês estão se popularizando no Brasil, e LOL já virou uma febre entre as gírias dos adolescentes.

Segue o link do Site:
http://www.significados.com.br/

MALENA NUNES: YouTuber de sucesso, posta vídeos sobre games e vlogs assim como o Leon. Seus inscritos são chamados de "bunitos".

https://www.youtube.com/user/malena010102

MC: abreviação de MineCraft.
     
MEME: palavra grega que significa imitação e no mundo da internet é usado para definir aqueles vídeos, fotos, música, etc, que se espalharam muito rapidamente, com milhares de visualizações, ou seja, viralizaram.

MINECRAFT: é o jogo independente mais popular do momento, permite ao jogador criar cenários e objetos, todos cúbicos...não consigo distinguir a ovelha do pato...as crianças podem se conectar e interagir, endermen (na internet você vai encontrar endermans..., mas aí também é demais até para o meu inglês sofrível) são os inimigos a serem combatidos, o chefe é o Ender Dragon. OOPS: não é mais independente, foi vendido pra Microsoft por uma fortuna.

MINI-GAME: é um jogo curto, contido no jogo principal ou oferecido separadamente para promovê-lo. Aparece muito no MineCraft.
Segue o link de um servidor que encontramos na internet para você ter uma idéia:

http://www.minecraftgames.com.br/site/

MOB/s: jogadores gerados pelo computador, no jogo Minecraft: zumbis, creepers, esqueletos, aranhas, whiters, spider jockers.

NILCE MORETTO: jornalista, esposa do Leon Martins...tem um canal no YouTube onde comenta o cotidiano do casal:
https://www.youtube.com/user/cadeachave
 
NOOB: iniciante nos jogos online, inexperiente e não consegue ganhar..chamar alguém de noob é ofensa grave...

Npcs: jogadores gerados pelo computador.

OMG: abreviação de Oh My God, surgiu nos Estados Unidos e se popularizou principalmente na internet e SMS usada para expressar a sensação de espanto, admiração ou surpresa com algo.

PING: o mesmo que "lag". 

PLUGINS ou PL: programa, ferramenta ou extensão que se encaixa em um programa principal para adicionar mais funções e recursos a ele. Serve para facilitar a vida do usuário, para permtir que o computador exiba um filme, por exemplo, são inúmeros e com as mais variadas funções. Precisam ser compatíveis com o programa que está sendo personalizado.

RECRAFT: forma de fazer mais 'sopas' no jogo Minecraft. As sopas servem para regenerar vidas, dependendo do modo como se joga.

SEGUIDOR: alguém que acompanha as postagens de outro no Facebook, Instagram, Pinterst, blog...jamais diga que seu filho é seguidor da malena, do feromonas ou do Leon...

SERVER ou SV: servidor, uma rede para jogar online. Este aqui é um que encontramos na internet, como exemplo:
http://www.minecraftgames.com.br/site/

SKYWAR, SK: mini-game criado pelo MinecraftGames. Os jogadores se enfrentam em um mapa formado por ilhas, e o objetivo desta batalha flutuante é a sobrevivência: é necessário derrubar os inimigos. Segue um link:
http://www.minecraftgames.com.br/site/mini-games/skywar/

TRAP: estratégia para matar outros jogadores, nos jogos online. Armadilha mesmo.

TROLL: pessoa que arma as sacanagens para os outros.
O troll entra nos foruns da internet para enganar, provocar os outros, tumultuando a discussão. Existe um meme, chamado Troll Face, que substitui o rosto do troll, nas imagens da internet:
TROLLAR: nosso antigo "tirar sarro, sacanear". Nasceu no mundo virtual mas já se espalhou e as crianças usam este termo, umas com as outras. 

TWEET: um post (postagem) no Twitter.

VENON EXTREME: outro youtuber de sucesso, jogando MineCraft, com outros youtubers também de sucesso, que ganham uma pequena fortuna mensal: Monark, Feromonas e Master... assista mas não muito, para não pular da janela na hora de ir trabalhar... pensar que vc se matou na faculdade, mestrado, doutorado, etc...

https://www.youtube.com/watch?v=bNS8LZQsETc

VLOG:tem o mesmo princípio do blog, mas o formato da publicação é o vídeo, normalmente veiculado no YouTube, embora existam outras plataformas (sites usado para a publicação). A frequência da publicação do vlog é constante e determinada, sendo esporádica, chama-se vídeocast. A pessoa que publica vlogs é um vlogeiro ou vlogger.

WFT: abreviação de What the Fuck, utilizada quando alguém não compreende alguma coisa, vê ou ouve algo absurdo. No Brasil seria equivalente a “que diabos é isso?”, por exemplo. Ultra popular na internet.