terça-feira, 20 de outubro de 2015

O QUE A POLIANA FARIA?


hmpad019
Enquanto uns e outros não fazem xixi nem desocupam a moita, lá vamos nós chafurdando na crise. A saída que encontramos é dar uma de Poliana e desafiar a “força do hábito”: já reparou na quantidade de produtos em oferta (próximos ao vencimento) que estão aparecendo no supermercado? Já pensou em comprar primeiro e “googar” uma receita depois? Foi assim que me dei conta de que nunca comprei feijão fradinho na vida, pode?Bom, prá tudo há uma primeira vez, ainda que tardia. Para os dias quentes, uma saladinha super nutritiva e para os dias frios, um abuso controlado...
 
SALADA DE FEIJÃO FRADINHO
P1150169

2 xíc. de chá de feijão fradinho cozido ao dente com um pouco de sal,
1 xíc de chá de cebola picadinha miúda, que deve ficar de molho na água por pelo menos 1 hora, para perder aquele gosto forte
1 xíc. de chá de cenoura ralada,
1 xíc. de chá de tomatinhos cereja,
Salsinha e cebolinha picadinhas miúdas, á gosto
1 latinha de atum sólido na água e sal.
Misture tudo tomando cuidado para não amassar os feijões. Geladeira ate a hora de servir. Acompanhe com uma sacada de folhas verdes, gosto de usar alface, que tem um sabor mais neutro.

FEIJÃO “QUASE” TROPEIRO
P11501742 xíc. de chá de feijão fradinho cozido ao dente com um pouco de sal,
2 xíc. de sua linguiça preferida, sem pele e picada – eu usei a portuguesa,
2 col. sopa de cebola e alho picadinhos,
4 xíc. de chá de couve picada,
1 xíc. de chá de farinha de mandioca torrada,
Cheiro verde a gosto,
Azeite.
hmpad030Frite a linguiça no azeite e reserve em uma tigela. Na mesma panela, refogue a cebola e o alho. Junte a couve e refogue até que murche – eu prefiro pouco cozida, ainda bem “durinha”. Devolva a linguiça à panela e volte a misturar. Aos poucos acrescente o feijão e a farinha de mandioca torrada, mexendo de baixo para cima, em movimentos redondos para não amassar... coloque aos poucos para ficar bem misturado. Voilá.
Sirva com ovos cozidos (para o meu gosto, 9 minutos na fervura e depois água fria para interromper o cozimento), arroz – eu evito – e salada. Delícia.