terça-feira, 25 de agosto de 2015

ORGANIZAR, ORGANIZAR, ORGANIZAR...


Tanto tem se falado em organizar: o armário, a mesa de trabalho, a cozinha... desde que nos perdemos em nossa relação com o tempo e fomos engolidos pela velocidade dos bites vivemos afogados em premências infinitas, assombrados pela ideia de que se não está funcionando é porque ainda não descobrimos o “caminho das pedras”, que existe um milagre e que tudo vai se resolver em um estalo, basta descobrir o segredinho... mas infelizmente não existe uma varinha mágica que vai por tudo no lugar com um mínimo de esforço. A bagunça é a consequência e não raiz do problema. 
Pouco se fala sobre o excesso - de consumo, de trabalho, de informação, de exigências pessoais e sua consequência: a mais completa falta de tempo. Entramos nesta do “tudo ao mesmo tempo, agora” e precisamos estar em todos os lugares, assistir tudo, ler tudo, saber de tudo... e tem mais: lindas, malhadas, impecáveis e inglês fluente, claro. Favor não esquecer libido medida em escala Richter e filhos educadíssimos, cheios de compromissos extras, destaques em tudo que fazem. Já tentou colocar tudo isto no papel? Cabe no seu dia, na sua semana, no seu mês?

Antes de sair “organizando” enlouquecidamente, pare um pouco e pense. Como você funciona? Se você faz o tipo mais informal de que adiantam as dicas de alguém que propõe uma solução absolutamente formal? Não é sua praia, pode dar certo por um tempo, mas não vai vingar. Existem milhares de soluções, o foco é encontrar as adequadas e o resto flui.
Comece fazendo uma lista de tudo o que quer organizar e melhorar na sua vida, na vida dos seus filhos, na vida da família, na casa, no trabalho, etc... Pegue um papel, divida em colunas separando os assuntos e vá escrevendo, sem críticas, tudo que te passar pela cabeça. Deixe a lista em um local fácil para ir completando até sentir que se esgotou. Descanse uns dias. Volte na lista e elimine os supérfluos, separe os primordiais, os necessários e os desejáveis. Passe a limpo, no caminho você vai descobrir que alguns itens que pareciam primordiais são apenas desejáveis. Pinte os que são fáceis de resolver, do tipo consertar o ferro de passar, ou ir ao cabeleireiro ou levar roupas na costureira. Junte por assuntos que você pode resolver em uma manhã ou duas, sua “to-do list” vai diminuir um bocado. Aquilo que é primordial vai ficar para depois? Mas já não era primordial a seis meses à trás? Um mapa vai te ajudar a elaborar um plano e tendo um plano, a ansiedade diminui.
Veja nossa sugestão abaixo: pregue na geladeira, no espelho do banheiro, guarde na gaveta da mesa de cabeceira, não importa, desde que funcione para você.
Semana que vem falaremos um pouco sobre rotinas e processos, e como usá-los à nosso favor.
Ganhamos uma colunista: Camila é coach formada pelo IBC, especialista na área de Gestão Ambiental e Controle de Qualidade, praticante de Yoga e amante de pássaros, se dedica à formação de Self Coach em seu dia a dia e atua na gestão e desenvolvimento de carreiras. É também minha irmã e mãe de duas adolescentes, um trio ultra-bacana. O texto será postado na próxima quinta-feira, não percam, é excelente. 
Camila, muito obrigada pela colaboração.