sexta-feira, 2 de outubro de 2015

OUTUBRO ROSA E EU




Me chamo Marianne, tenho 57 anos e sou mãe do Leonard... um menino de 11 anos ultra bacana, saudável, curioso, etc, etc – e não são palavras minhas. Além de ser mãe, sou arquiteta, blogueira, curiosa, dona de casa, esposa, filha, tia, irmã...
Me viro nos trinta como a maioria das mães do Brasil, tento driblar este momento assustador que estamos atravessando e não perder o bom humor. Como diz o ditado “Saúde é o que interessa, o resto não tem (tanta) pressa”.

Aos 45 anos tive um câncer de mama descoberto em estágio inicial, já que sempre levei muito a sério os exames de rotina e check-ups recomendados pela minha médica. Fiz uma quadrantectomia (cirurgia que remove o câncer mas deixa a maior parte da mama),isso foi  possível devido a precocidade do diagnóstico. Após 38 sessões de radioterapia, realizando um novo check-up, caí das nuvens: estava grávida de 12 semanas. Logo eu, que nunca havia pensado em ser mãe, que havia optado por um casamento sem filhos com muito trabalho, muitas viagens e estávamos (eu e Alberto, 60 anos, ex-velejador e minha bússola) muito bem resolvidos assim...
O câncer de mama não me define mas faz parte da minha história, assim como a Dra. Maria Elizabeth Mesquita, a quem (entre outros) devo esta história com final feliz pela competência, firmeza, solidariedade e carinho. Por ter sustentado minha confiança para atravessar aquele momento de escuridão, certa de que tudo ia clarear...e clareou, não como eu planejara, mas de uma maneira inesperada e deliciosa...a vida é mesmo uma caixinha de surpresas...
Roda-gigante é instalada no Ibirapuera pelo Outubro Rosa 
Campanha Outubro Rosa lembra a importância da prevenção ao câncer de mama 
Faça o autoexame de mama